newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Escovas Planas

5 Fevereiro 2007

Praticamente todas as marcas já as comercializam e vieram revolucionar um dos componentes mais avessos à mudança.

Uma nova geração de escovas limpa pára-brisas, sem articulações, onde a pressão exercida sobre o vidro se realiza directamente sobre lâminas curvas – em vez de articulações como as que incorporam as escovas tradicionais – está aí, quer no Equipamento de Origem como no pós-venda. A Valeo foi a primeira e deu-lhes o nome de Flat Blade, designação hoje usada quase universalmente quando se pretende referir a este tipo de escovas. A Bosch veio depois e designou-as de Aerotwin. Entretanto outras marcas lançaram as suas propostas flat blade como foi o caso da SWF através da Visioflex, da Champion que as baptizou de AeroVantage Flate Blade, da Doga que preferiu o nome de Optima Flex, da Trico com as Innovision e da Flennor através das Flennor Pro. 

Mas o que distingue realmente estas novas escovas que podem inclusive ser aplicadas nos modelos automóveis equipados de origem com as escovas tradicionais? Para além do seu desenho atractivo, mais compacto, esta nova geração de escovas oferece uma qualidade de varredura do pára -brisas ainda maior, como resultado de uma distribuição uniforme da pressão sobre a superfície do mesmo.

As flat blade têm um perfil quase duas vezes mais baixo que as escovas tradicionais: afectam minimamente a visão e facilitam a sua ocultação sob o capot. Graças à sua estrutura plana, sem articulações, evita-se a circulação de ar entre as mesmas, de maneira que o ruído que produz o vento se reduz significativamente.

A forma do alerón das novas escovas proporciona uma visão clara da estrada, mesmo quando se circula a alta velocidade. A ausência de uma superestrutura de metal reduz o ruído e as vibrações – as escovas deslizam sobre o pára-brisas sem turbulência, um problema comum às escovas limpa-vidros standard. Por outro lado, a estrutura não metálica impede o gelo de se formar. As escovas planas podem, por isso, funcionar de forma eficaz mesmo com temperaturas de congelamento. 

Texto: Pedro Fontes | Foto: Bosch




Escova sem articulações Bosch Aerotwin
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais