newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



HELLA apoia a luta contra a pirataria que afeta gravemente o sector automóvel

28 Abril 2017

As infrações contra a propriedade intelectual e industrial não só afetam o sector, como representam um risco para os consumidores.

Recentemente, um tribunal de Torremolinos encontrou sinais da criminalidade no marketing de equipamentos de diagnóstico em duas páginas da Web. A causa judicial iniciou-se depois da denúncia formulada pela CAPA, em Janeiro de 2013, contra os responsáveis pelos sites indicados.

HELLA faz parte da CAPA, a Comissão Antipirataria do Automóvel. Como membro activo e comprometido, apoia a luta contra a pirataria e todas e quaisquer acções que se levam a cabo desde a Comissão para erradicar a fraude e o engano aos consumidores.

Espanha é o segundo país do mundo e primeiro da Europa em pirataria de software para equipamentos de diagnóstico. Os dados que a CAPA oferece confirmam que existem mais de 28 expedientes abertos, 11 denúncias, 13 imputados por supostos delitos contra a propriedade intelectual e industrial e 9 investigações postas em marcha pela polícia por casos de pirataria, especialmente de software de diagnóstico, mas também dos próprios equipamentos para diagnosticar avarias.
A mais recente tem sido a levada a cabo pelo Tribunal de Instrução nº 1 de Torremolinos, que tem seguido a denúncia formulada pela CAPA sobre a existência de indícios de criminalidade e um suposto delito contra a Propriedade Industrial, ao oferecer e comercializar equipamentos de diagnóstico falsificados através dos sites www.bricoautomalaga.com e www.diagpoint.com.

Na sua resolução o Juiz identifica as anteriormente indicadas páginas web concluindo que, através das mesmas, se distribuem e facilitam equipamentos de diagnóstico falsificados, o qual supõe não só um prejuízo para a marca afectada, como também para os utentes.

À espera da sentença, o juiz tem considerado que os factos denunciados poderiam ser constitutivos de um delito contra a Propriedade Industrial e de fraude, ambos aplicáveis aos dois responsáveis da conduta denunciada. CAPA, que representa a acusação particular, solicitará a pena máxima possível, além da responsabilidade civil que corresponda pelos danos e prejuízos causados, tendo em conta a gravidade e o risco que supõe comercializar equipamentos de diagnóstico falsificados para os consumidores.

As companhias que, como a HELLA GUTMANN SOLUTIONS, fabricam equipamentos de diagnóstico originais, realizam um trabalho importantísimo em I+D+i e desenvolvem grandes avanços para garantir a segurança de todos os utentes da via pública.



Mecânico Oficina
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais