newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Injecção Gasolina


Destaque
Asnu Sistema de Diagnóstico e Limpeza de Injectores a Gasolina
 

A Asnu apresenta uma solução completa para as oficinas no que toca ao diagnóstico e limpeza de injectores. Com efeito, o Sistema de Diagnóstico e Limpeza de Injectores a Gasolina ASNU, permite inspeccionar e comparar, através de uma vitrina iluminada, a distribuição do combustível, a formação de gotas de combustível, o padrão de atomização, e o volume do fluxo de combustível. A análise pode ser feita e comparada até 8 injectores de cada vez. Utiliza um líquido de calibração à base de petróleo, especificamente desenvolvido para trabalhar com injectores, designado Flo-Rite.

A limpeza dos injectores é através de um banho por ultrasom, com um líquido especificamente desenvolvido para lavar as sujidades do injector, que se designa Bio-Clean. Este líquido é bio-degradável e pró-ambiental.

Depois da limpeza por ultrasom, são repostos novos componentes nos injectores: o microfiltro, a cápsula e os o-rings. Montam-se novamente os injectores no banco de prova para assegurar que foram restaurados à sua condição original.

Outras características do Sistema de Diagnóstico e Limpeza de Injectores a Gasolina ASNU, são a sua vitrina iluminada, selecção de vários idiomas, teclado de membrana, funcionamento até 20 mil RPM, ciclos de limpeza manual ou automático, funcionamento com injectores GDI (injecção directa), assim como com os injectores de motores de motos, navegação marinha e GPL.

ACERCA DA ASNU
 

A Asnu é uma marca de origem Australiana, criada no início dos anos 80, por Alan Skovron, que na altura era dono da sua própria oficina dedicada à injecção de combustível, em Sidney, sendo um dos maiores especialistas da Austrália no campo da injecção de combustível.

Nos anos 80, o mercado australiano de veículos a gasolina, tinha mais veículos a injecção do que a maioria dos outros mercados mundiais. Sendo na época o combustível com chumbo, e aos níveis de hoje, de baixa qualidade, os injectores de combustível falhavam e entupiam-se, restringindo o fluxo de combustível e causando uma atomização pobre da gasolina.

Esta performance baixa dos injectores, afectava a performance dos motores, daí que cada vez mais companhias tivessem iniciado o processo de produção de sistemas de limpeza química, quer através de um fluido que se juntava ao tanque de combustível, ou através de um sistema de pressão que se encaixava ao sistema de combustível. Alan, experimentou os vários sistemas de limpeza químicos, com resultados diferentes, mas nenhum capaz de restituir os injectores 100% à sua condição original.

Perante este problema, Alan experimentou a limpeza dos injectores usando um sistema de ultrasom. Para testar os resultados, construiu um banco de fluxo de forma a poder ver os padrões de spray e medir as taxas de fluxo. A experimentação do sistema de ultrasom, continuou até Alan ter conseguido que os injectores voltassem a ter uma performance idêntica à altura em que eram novos "AS NEW" (ASNU).

Com o protótipo Asnu, Alan começou a resolver problemas em motores de injecção que outras oficinas e outros equipamentos não conseguiam resolver. À medida que a palavra se espalhou, Alan começou a receber pedidos de outras oficinas para construir um sistema Asnu para eles. Com a assistência do génio de marketing, o seu irmão mais velho, Mike, os irmãos Skovron, iniciaram então o fabrico e marketing da máquina Asnu.

Apercebendo-se do potencial do mercado para este equipamento, desenvolveram um programa mundial de marketing. Depois de assegurarem as patentes sobre o processo de limpeza que Alan tinha desenvolvido, os irmãos viajaram pelo mundo demonstrando e apresentando o Asnu.

Philip Ellisdon, actual proprietário da companhia, trabalhou com a Asnu e familia Skovron a partir de 1989, altura em que conheceu Mike e Alan e viu a Asnu em acção. Durante este tempo, acumulou conhecimentos sobre o diagnóstico de injectores a gasolina, vindos de Mike e também, até à sua morte em 1997, do inventor da Asnu, Alan, irmão de Mike. Mike e Alan tiveram visão de futuro e talento para tornar a Asnu naquilo que é hoje, líder de mercado em Diagnóstico de Injectores.

No início dos anos 90, Philip Ellisdon, introduziu a Asnu na Europa, tendo o Reino Unido sido a porta de entrada (país onde vive). Ainda nesse ano, a marca foi também introduzida nos EUA. Na Europa, a Lucas distribuiu a Asnu até 1997, durante 3 anos. Em 1998, a Asnu foi aprovada mundialmente pela Robert Bosch GmbH, para as oficinas Bosch Service. A Bosch distribui os aparelhos ASN em diversos países. A Asnu está igualmente aprovada mundialmente pela Delphi Automotive. 

Textos: João Lima e Asnu | Foto: Asnu


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais