newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Insuflação Pneus


Destaque
PCL Digital
 

A nova linha PCL Digital de aparelhos de enchimento de pneus incorpora uma concepção electrónica modular, adequada para utilização em estações de serviço, oficinas de pneus, oficinas de mecânica e outras aplicações especializadas.

A nova tecnologia digital está incorporada numa caixa moderna
e elegante de alumínio fundido, para oferecer uma exactidão permanente, através de um visor LCD de 30 mm. Entre as inúmeras funções padrão destaca-se a opção de retorno a uma pressão de segurança predefinida e a função de sinal audível e visual de fim de ciclo, que tornam a unidade muito fácil de utilizar. Os avanços tecnológicos incorporados nas unidades reduzem significativamente o número de outras peças internas e a manutenção, o que se traduz em custos de ciclo de vida reduzidos para o operador. O software inteligente permite oferecer um único produto para o enchimento seguro e eficaz de qualquer item, desde bolas de futebol ao maior pneu de veículo.

As unidades destinadas a oficinas de pneus possuem um 4º botão no painel da unidade para aceder a funções especiais. Premindo o botão uma vez permite ajustar a opção de Assentamento do Talão do Pneu por Sobrepressão (OPS). Premindo uma segunda vez permite desfrutar da facilidade de Purga de N2 e, se premir a terceira vez, pode mudar da calibração visualizada para outra janela de calibração alternativa.

A velocidade de enchimento também é um factor importante que afecta a produtividade, principalmente no caso de pneus e rodas de maiores dimensões. Por esta razão, a PCL oferece uma variante de alto fluxo com as funções padrão mas com uma velocidade de enchimento muito maior. Além disso, utilizando a opção de alto fluxo também é possível usar a variante de pneus múltiplos. A unidade de pneus múltiplos permite encher até um máximo de 4 pneus simultaneamente.

Função de Assentamento do Talão do Pneu por Sobrepressão (OPS): Quando se instala um pneu novo, o talão deve ser ajustado ao aro jante. Isto é conseguido enchendo o pneu até uma pressão superior à necessária, até o talão ficar em posição. Em seguida é necessário reduzir a pressão até ao valor desejado. Habitualmente isto é feito manualmente e, portanto, é uma operação muito demorada para o operador. A função OPS permite que o operador defina o valor da sobrepressão entre 0 e 2 bar. Em seguida, a unidade enche com o excesso definido antes de, automaticamente, esvaziar até ao valor da pressão final desejada.

Função Purga de N2: Cada vez mais os consumidores procuram encher os pneus com azoto devido às maiores vantagens que este oferece, tais como estabilidade da temperatura, osmose reduzida e manutenção da pressão do pneu reduzida. Isto tudo aumenta a segurança do veículo. Também oferece benefícios financeiros associados à vida prolongada do pneu e maior economia de combustível. Para aumentar a pureza do azoto no pneu, o ar do pneu deve ser removido. A facilidade de purga de N2 pode ser ajustada entre 0 e 5. Este é o número de vezes que a unidade purga o conteúdo do pneu e que o enche em seguida com o azoto fornecido. Durante cada purga a unidade esvazia o pneu até 4 psi antes de encher com a pressão definida.

Ainda no âmbito dos modelos para oficinas de pneus, existe a unidade de alto fluxo que possui todas as vantagens da unidade padrão, mas é pelo menos 20% mais rápida do que uma bomba de enchimento padrão e até 50% mais rápida do que os métodos de enchimento tradicionais, o que se traduz numa verdadeira economia de tempo com pneus de maior volume.

Por fim, para as oficinas de pneus, está disponível uma unidade para enchimento simultâneo de um máximo de 4 pneus. Possui todas as vantagens da unidade de alto fluxo e uma permutabilidade entre mangueira simples e múltiplas mangueiras.

ACERCA DA PCL
 

A marca PCL, de origem inglesa, é propriedade da companhia Pneumatic Components Ltd (PCL), líder mundial no design, fabrico e comercialização de equipamentos para insuflar pneus e tecnologia de distribuição de ar comprimido. Exporta para mais de 60 países através de uma rede mundial de agentes e distribuidores. Possui a sua sede em Sheffield, Inglaterra, e uma filial em Kuala Lumpur, Malaysia (PCL Ásia).

A companhia foi fundada em 1938, quando os primeiros aparelhos de enchimento de pneus foram desenhados e fabricados em Sheffield. À medida que a utilização de ar comprimido nas oficinas ganhou importância, a PCL desenvolveu uma variedade de produtos sofisticados de forma a satisfazer as necessidades dos clientes. A gama de produtos PCL, expandiu-se ao ponto de hoje ser comum encontrá-los em oficinas de mecânica, casas de pneus e oficinas de engenharia, em todo o mundo.

Além de equipamentos e acessórios para insuflar pneus, a PCL também disponibiliza juntas e adaptadores, tubos e encaixes para tubos, acessórios para ar comprimido, pistolas pulverizadoras e ferramentas pneumáticas. 

Textos: João Fajardo e PCL | Foto: PCL


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais