newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Ferramentas > Facom


Destaque I
Facom DLS 300: Posto de Trabalho para (Des)montagem de Suspensão MacPherson
 

Mais segurança sem modificar os hábitos. As operações de troca de amortecedores implicam sempre riscos para os operários. O resvalo da mola comprimida devido a uma má manipulação da ferramenta ou à utilização de copelas não adequadas ao modelo do veículo provoca ocasionalmente ferimentos mais ou menos graves.

Para evitar esses riscos, a Facom desenvolveu o seu novo posto de trabalho de compressão de molas e copelas multi-diâmetro que permite aos reparadores incrementar a sua segurança sem modificar os hábitos de trabalho, tudo com um investimento moderado.

Este novo posto de trabalho da Facom oferece 5 vantagens:

- Polivalência com o material existente: Os reparadores dispõem de um posto trabalho adaptável ao tipo de compressor que possuem. Por isso não têm necessidade de adquirir material suplementar.

- Universalidade do sistema: As copelas multi-diâmetro intercambiáveis são o único sistema realmente universal que permite adaptar-se aos diferentes tipos de molas.

- Segurança: Uma armação em aço reforçado protege os reparadores durante as intervenções.

- Informação: Pode consultar-se imediatamente no posto de trabalho um guia de afectação de copelas.

- Acessibilidade optimizada às ferramentas: Copelas, chave de golpe e outras ferramentas, permanecem ao alcance da mão graças aos numerosos e adequados espaços de arrumação.

Destaque II
Facom U89
 

O U89, é uma ferramenta hidráulica para comprimir/expandir molas, sendo compatível com 90% dos desenhos de molas existentes no mercado. Com capacidade de diâmetro entre 100 e 215 mm, incluindo os novos desenhos de molas pequenas, esta forquilha comprime efectivamente a maioria das molas existentes no mercado. O corpo desta ferramenta compreende um cilindro hidráulico operado por uma bomba de pé, permitindo uma elevada potência com o mínimo de esforço. Em caso de posicionamento incorrecto, a expansão e compressão da mola é accionado por pé, deixando ambas as mãos libertas para trabalhos adicionais. A compressão leva somente alguns segundos e é totalmente segura.

A versão mecânica desta forquilha é o modelo U82M2, onde o compressor é operado por uma chave hexagonal de 22 mm, podendo ser usada uma chave de roquete manual ou pneumática.

Destaque III
Facom U46CLPF
 

A chave com retoma rápida para filtros de óleo, Facom U46CLPF, possui uma capacidade de diâmetro entre 66 a 106 mm, é rápida, eficaz, confortável e robusta. Possui mordentes articulados, auto blocagem e retoma sem accionar a muleta, mesmo num espaço muito reduzido. Possui indicação do sentido de aperto no punho, cinta em aço inox e corpo resistente aos choques e hidrocarbonetos.

Destaque IV
Facom NS.990CPF
 

Chave de Impacto Pneumática ½”. Chave robusta e eficiente, capaz de atingir 510 Nm após 5 segundos. Com uma pressão de ar máxima de 6,2 bar e um consumo médio de ar de 110 l/min, a Chave de Impacto Pneumática ½” Facom NS.990CPF, é ideal para o desaperto e aperto de rodas de automóveis, já que a sua precisão e suavidade são exemplares.

ACERCA DA FACOM
 

A Facom é uma das mais importantes marcas do mundo, especializada em ferramentas e equipamentos para os sectores automóvel, aviação, engenharia eléctrica, electrónica, naval e industrial, disponibilizando um amplo portfolio de alternativas. Os produtos da marca Facom são distribuídos em mais de 100 países, através de 5500 distribuidores em todo o mundo.

As ferramentas Facom são produzidas pela Facom Tools (propriedade da norte americana Stanley Works, desde de 1 Janeiro de 2006), fabricante de origem francesa, líder em ferramentas de mão e ferramentas mecânicas, e que desenha, fabrica e comercializa a maioria das suas ferramentas para utilizadores profissionais. A companhia é líder em França, Itália e Benelux, através de uma estratégia forte de inovação, graças aos seus 12 centros de pesquisa e desenvolvimento.

A FACOM (Franco-Américaine d’Outillage à Main - Ferramentas de Mão Franco-Americanas) nasceu em Maio de 1918, pela iniciativa do jovem engenheiro Louis Mosès que com a ajuda de alguns colaboradores abriu uma loja no centro de Paris, que fazia pequenas ferramentas. A primeira ferramenta criada foi o modelo de chave de aperto 101, destinada aos caminhos-de-ferro. A Facom empregava na altura 10 pessoas.

Em 1967, dá-se a criação do local industrial de Ezy-sur-Eure, e em 1974, instala a actividade de equipamentos oficinais no mesmo local. Em 1990, a marca estabelece quatro linhas principais de produto no campo dos equipamentos oficinais: (des)monta pneus, alinhadores de rodas, equilibradores de rodas e equipamentos anti-poluição.

Em 1999, o Grupo Facom, torna-se uma subsidiária do Grupo francês Fimalac. Em 2000/2001, a Facom criou duas grandes divisões para dissociar as ferramentas de mão dos equipamentos oficinais: Facom Tools e Facom Automotive Equipment. A Facom Tools passa a pertencer ao gigante norte americano Stanley Works, em 1 Janeiro de 2006.

Textos: Pedro Fontes e Facom | Fotos: Facom


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais