newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Ferramentas > Gedore


Destaque I
Gedore 8220L HSP
 

O Gedore 8220L HSP é um saca-polias munido de duas garras deslizantes com prolongadores. Possui corpo e garras forjadas e niqueladas em aço Gedore-Vanadium. Os restantes componentes são fosfatizados. O Gedore 8220L HSP, permite a inversão das garras, o que facilita a extracção de polias com apoio externo ou interno.

Destaque II
Gedore 1585
 

O Gedore 1585 é um espaçoso e versátil carro para ferramentas, com caixas móveis, do tipo modular. Possui chassis estável, sobre o qual estão as caixas móveis sobrepostas 1430, 1431 e 1432. Na parte traseira por baixo da pega do carro, encontra-se uma chapa metálica que permite a fixação das ferramentas utilizadas com maior frequência, facilitando o trabalho do profissional.

ACERCA DA GEDORE
 

A Gedore é uma marca alemã de ferramentas oficinais, da companhia Gedore Werkzeugfabrik G.M.B.H., com sede na cidade de Remscheid, Alemanha. O Grupo Gedore é considerado o segundo maior fornecedor de ferramentas para o mercado europeu, possuindo um total de 18 fábricas situadas na Alemanha, Inglaterra, Turquia, Brasil e África do Sul. As ferramentas Gedore são vendidas em todos os continentes do mundo. Além da marca Gedore, a empresa, ao longo dos anos, agregou as marcas Habero, Dako, Baldur, Metec, Altas e Torqueleader. O Grupo fabrica mais de dez mil diferentes itens e possui cerca de 2600 funcionários. Continua a ser uma empresa privada da família Dowidat, dirigida por Karen Dowidat.

A linha de ferramentas Gedore, inclui bocais hexagonais para chaves de impacto, bocais hexagonais para chaves manuais, torquímetros, chaves de porcas, chaves de fenda, alicates, martelos, extractores, carros e malas de arrumação, entre muitas outras opções para um serviço oficinal rápido e eficaz.

A Gedore, foi fundada em 1919, quando os irmãos Karl, Willi e Otto Dowidat, se unem para fundar a pequena fábrica de ferramentas Gedore. Praticamente sem qualquer capital e confiando somente na sua própria vontade, os três iniciaram a produção de chaves ajustáveis, chaves para canos e outras chaves de mão.

Adquiriram máquinas antigas, converteram-nas para os seus próprios fins e graças à sua formação e grande humildade, fizeram progressos rápidos no seu negócio. Rapidamente o nome GEDORE (GE - as duas primeiras letras de Gebrüder - irmãos em alemão, DO - as iniciais de Dowidat e RE - as primeiras letras de Remscheid), foi constituído.

Em 1926, as salas existentes já não eram suficientemente grandes. Deu-se então a transferência para Stursbergerhöhe em Remscheid-Lüttringhausen, onde ainda hoje se localiza uma das fábricas e sede da Gedore. Com o aumento da mecanização no início do século 20 e o estabelecimento da sua própria rede de exportação, a importância da Gedore como fabricante de ferramentas de mão de alta qualidade, cresceu em todo o mundo.

A Gedore em Remscheid, foi poupada aos danos da Guerra, tendo por isso sido possível o início da produção em pequena escala pouco depois do fim do conflito mundial. Em 1933, morre Karl Dowidat, e em 1949, os outros dois irmãos desfazem a sociedade em virtude de profundas divergências. Willi funda uma nova empresa com o nome “Dowidat” e Otto mantém a marca Gedore, continuando a produção.

Graças à situação económica e a politicas de fabrico e de marketing hábeis, a Gedore sofreu um novo grande crescimento. Novas instalações e fábricas tornaram-se necessárias. Também um novo armazém com área de empacotamento foi construído.

Mesmo com a capacidade a ser continuamente expandida, isso não era suficiente para cobrir as necessidades exteriores. Daí que em 1961, tenha sido decidido expandir a capacidade fabril novamente. A fábrica de Waldkirchen foi construída. O ano de 1960, foi decisivo para a Gedore, na medida em que foi decidido investir além fronteiras. Unidades de fabrico surgiram na África do Sul e Brazil, hoje líderes de mercado.

Em 1972, todas as acções da Rahsol foram adquiridas. Em 1985, foi adquirida a firma Habero em Wuppertal. Em 1993, a firma Metec foi constituída na Alemanha de Leste, especializada em mobiliário oficinal. Em 1994, as firmas Dako e Krumm juntaram-se ao grupo, e em 1998, foi a vez da firma Altas em Istambul. Em 1999, a firma MHH em Inglaterra, passou a fazer parte do grupo Gedore. Em 2002, outras três companhias na Alemanha foram adquiridas: Carolus, Ochsenkopf e Klann.

Depois da morte do fundador da companhia Otto Dowidat em 1975, a firma continuou a ter um cariz familiar, sob a liderança do seu filho Karl Dowidat e agora pela sua filha Karen Dowidat. Todas as companhias subsidiárias são quase totalmente geridas a partir da sede original em Remscheid.

Textos: Paulo Silva e Gedore | Fotos: Gedore


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais