newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Amortecedores|Molas > Al-Ko


Gama
Amortecedores
 

A linha de amortecedores Al-Ko, compreende produtos para o mercado de substituição de veículos de turismo e industriais, assim como para o primeiro equipamento de veículos industriais e reboques a partir de 4,5 toneladas. São produtos robustos, de elevada eficácia e fiabilidade.

ACERCA DA AL-KO
 

A Al-Ko é uma marca germânica propriedade da Al-Ko Kober AG, onde se integra a Al-Ko Suspension, unidade especializada no fabrico de pequenas e médias séries de amortecedores, aplicando à sua produção um critério de flexibilidade. Os produtos Al-Ko para carros de passageiros, veículos comerciais e reboques, destinam-se ao Equipamento Original (OE) e aftermarket em todo o mundo. De facto, a Al-Ko é hoje líder europeu no fabrico de amortecedores para suspensões pneumáticas. É o mais antigo fabricante de amortecedores em Espanha, com uma produção que teve início em 1940. A fábrica está integrada no Grupo alemão Al-Ko Kober AG, desde 1989, Grupo que detém mais de 40 empresas e 20 fábricas de produção na Europa, Estados Unidos e Austrália. A sua localização no País Basco, a 35 km do porto de Bilbao e a 85 km da fronteira francesa, permite um rápido fornecimento aos clientes na Europa e ultramar.

O grupo Al-ko, tem a sua génese em 1931, quando o jovem de 23 anos Alois Kober, estabelece a sua companhia em Grosskoetz. Em 1952, produz as primeiras séries de travões de mão para reboques agrícolas, e em 1958, estabelece a primeira subsidiária, Schwabengeräte GmbH. Em 1966, fabrica as primeiras máquinas de cortar relva, e em 1968, dá-se a produção das primeiras séries de chassis para caravanas. Em 1970, são fundadas mais companhias na Inglaterra, França, Suíça e Itália, e cinco anos mais tarde investe na tecnologia de ventilação, adquirindo a Fritz Haugg GmbH, fundada em 1961, com sede em Jettingen Scheppach, e hoje denominada Al-Ko Therm GmbH. O ano de 1976 marca a fundação da Al-Ko Espanha S.A., e no ano seguinte adquire a Orion Werke AG Spreitenbach, Switzerland.

A companhia Schobel-Klimatechnik, com sede em Ettenbeuren/Bavaria, é adquirida em 1979, para completar o programa de equipamentos de ventilação e ar condicionado. Em 1985 dá-se o lançamento para o mercado do actual chassis amc equipado no Fiat Ducato. Em 1987, dá-se a reorganização da Alois Kober KG, numa companhia com accionistas, tornando-se na Al-Ko Kober AG, com os filhos Herbert, Kurt e Willy Kober como membros da direcção. Os anos 80 e 90 ficam marcados pela criação de subsidiárias na Holanda, Suécia, Noruega, Hungria e Áustria.

O ano de 1990 fica marcado pelo estabelecimento da Al-Ko Therm Wittenberg GmbH, para o fabrico de componentes usados em aplicações de ventilação, e um ano mais tarde adquire a Aero Tech Gesellschaft für Klima und Kältetechnik GmbH, Frankfurt. Em 1994 dá-se o estabelecimento de uma joint venture na China, Shaanxi Baocheng AeroTech Airconditioning Equipment Co. Ltd. em Baoji/China e em 1995 adquire a companhia Ginge A/S e a companhia Sigma SPA em Italy. Em 1999, a Al-Ko ultrapassou a facturação de um bilião de DM. Ainda nesse ano, adquire a Trailco, fabricante de eixos e acessórios para veículos, com sede na África do Sul. Hoje possui uma força laboral de 3800 empregados.

Textos: João Lima e Al-Ko


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais