newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Amortecedores|Molas > Monroe


Destaque
Monroe QuickStrut
 

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o QuickStrut - Um novo conceito inovador para sistemas de suspensão. CLIQUE AQUI e veja o Vídeo demonstrativo.

Destaque
Monroe Original
 

Os amortecedores Monroe Original, para turismos, possuem tecnologia a gás ou hidráulica e oferecem – como o nome sugere – as mesmas características dos amortecedores de primeiro equipamento. Contudo, os amortecedores Monroe Original são especialmente desenhados para o mercado de substituição, incorporando um benefício adicional: compensam o desgaste na suspensão e outros componentes, o que ocorre normalmente num carro depois de percorrer milhares de quilómetros.

Destaque
Monroe Reflex
 

O Monroe Reflex é um amortecedor revolucionário a gás, que aumenta a estabilidade do veículo, assegurando um contacto permanente dos pneumáticos com o piso, graças à nova tecnologia TWIN DISC - válvula de disco duplo. A tecnologia TWIN DISC, foi desenvolvida pelos engenheiros da Tenneco Inc., do Centro Técnico Europeu que a Monroe tem em St. Truiden (Bélgica), a partir de uma série de medições quantitativas obtidas a partir de modelos diferentes de automóveis em acidentes simulados de capotamento.

Este revolucionário amortecedor, aumenta a estabilidade do veículo e ajuda a mantê-lo numa trajectória segura, assegurando um contacto permanente dos pneumáticos com o piso quando é mais necessário – isto é, nas curvas e durante manobras de emergência. Este é o resultado da tecnologia TWIN DISC, um conceito único que faz com que a válvula do novo Reflex, reaja com mais celeridade aos mais pequenos movimentos da suspensão, muito antes das válvulas convencionais.

O Reflex, da Monroe, ajuda a controlar o capotamento do veículo, a sobreviragem e a manter um comportamento estável. Tudo isto é conseguido graças à sua superior força de amortecimento a velocidades baixas e muito baixas do pistão, comparativamente aos amortecedores convencionais.

Os testes de mudança de faixa de rodagem conduzidos pela GTS, uma organização independente baseada em Mortefontaine (França), demonstraram que, em média, com determinados veículos e em manobras de emergência, o amortecedor Monroe Reflex, oferece mais estabilidade e mais segurança que os amortecedores convencionais.

Foram realizadas mais de 355 manobras bruscas de mudança de faixa, ou testes VDA, em diferentes modelos de turismos que representavam o parque automóvel europeu, simulando o desvio súbito de um obstáculo a uma velocidade constante de 60 km/h, sem travar. Durante a prova, realizada nas pistas de Montefontaine, perto de Paris, calculou-se um ângulo de deriva do veículo e comparou-se à trajectória ideal do automóvel quando se estabilizava depois de simular uma manobra de emergência (mudança brusca de faixa).

O ângulo de deriva, que mede o comportamento de subviragem ou sobreviragem de um automóvel, reflecte até que ponto este se desvia da trajectória ideal. No caso dos amortecedores convencionais, o ângulo de deriva é em média de 6,66 graus. Com o Reflex, da Monroe, pelo contrário, o ângulo de deriva alcançou uma média de 0,43 graus, o que significa um desvio médio de apenas 0,13 metros por segundo da trajectória ideal, em vez dos quase 2 metros por segundo dos amortecedores convencionais. Como resultado, o automóvel volta com mais rapidez ao traçado ideal. Numa situação real, isto pode ser vital numa manobra de mudança de faixa.

Além das novas prestações, a Monroe garante, também, a qualidade e longevidade dos seus novos amortecedores Reflex, oferecendo uma garantia de 3 anos para o produto em toda a Europa.

Destaque
Monroe Adventure
 

O Monroe Adventure é um amortecedor 4x4, monotubo, que oferece um maior conforto, estabilidade e segurança em estrada, assim como um maior controlo das rodas e do movimento da carroçaria numa condição toto-o-terreno, relativamente ao seu predecessor, o Gas-Magnum.

O Adventure tem um pistão de maior tamanho, o que permite uma maior refrigeração do mesmo. No interior deste amortecedor, o nitrogénio gasoso está separado do óleo por um pistão de desenho especial e uma baixa folga, com o que se consegue uma pressão constante de 360 psi, conseguindo-se reduzir as perdas de rendimento comuns aos amortecedores bitubo convencionais.

Outra vantagem do Monroe Adventure, é o seu menor peso, o que se reflecte numa resposta mais rápida perante as irregularidades do terreno.

Destaque
Molas Monroe
 

Com mais de três mil itens cobrindo 97% de todos os carros a circular nas estradas europeias, as Molas Monroe estão disponíveis em vários tipos de espiral, nomeadamente as “Banana”, as Cónicas e as Mini-Block.

As molas “Banana” aplicam uma força radial graças à sua forma especial, assegurando um controlo do veículo optimizado a todas as velocidades.

Ao contrário dos tipos de molas em espiral convencional, nas Molas Cónicas o diâmetro do arame varia em tamanho para um desempenho progressivo. As molas Monroe Cónicas estão equipadas com mangas que evitam o desgaste quando as espirais tocam umas nas outras quando a mola é comprimida.

Por fim, as molas Mini-Block são um desenvolvimento avançado do tipo cónico: têm a forma de uma bola de rugby, oferecem uma vida útil longa, menos ruído, ao mesmo tempo que têm uma dimensão compacta. Adicionalmente, as molas Mini-Block comprimem perfeitamente sem que as espirais se toquem. Estas molas cada vez mais populares, são equipadas somente nos eixos traseiros, aumentando por isso o espaço das bagageiras. São já equipadas como primeiro equipamento em vários moledos automóveis.

Molas MONROE
Lista de Preços JANEIRO 2008
 
Peças MONROE
Novas Referências
 
ACERCA DA MONROE
 

A Monroe é uma marca norte americana pertencente à Tenneco Inc., um dos maiores criadores, produtores e fornecedores de produtos e sistemas de controlo de emissões e de condução para primeiro equipamento e mercado de substituição, comercializados essencialmente sob as marcas Walker e Monroe. A Monroe foi pioneira no desenvolvimento de amortecedores há quase um século (1916). Hoje saem das unidades produtivas da Tenneco 24 milhões de amortecedores e 24 milhões de sistemas de escape por ano. Opera em 81 instalações, em 22 países, nos seis continentes.

A Tenneco Inc., cuja sede se localiza em Lake Forest, no estado norte-americano de Illinois, é uma empresa industrial que vale 4,4 mil milhões de dólares e com um volume de facturação anual de cerca de 3,5 milhões de dólares, contando com a colaboração de uma força laboral de 19 mil elementos em todo o mundo.

A Tenneco Inc. na Europa possui mais de nove mil empregados em 28 fábricas localizadas na Bélgica, França, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Republica Checa, Dinamarca, Polónia, Portugal, Suécia, Turquia e África do Sul. Na Europa o centro de pesquisa e desenvolvimento da Monroe é em St. Truiden, Bélgica, e o centro de pesquisa e desenvolvimento da Walker Gillet em Edenkoben, Alemanha. A sede europeia da Tenneco situa-se em Bruxelas.

A Tenneco Inc. iniciou-se no negócio das peças para automóveis com a aquisição da Walker Manufacturing, em 1967. Em 1977, a companhia formou a Tenneco Inc., com a aquisição da Monroe Auto Equipment.

O sucesso da Monroe começou quando Charles Summmer McIntyre, adquiriu a singular Brisk Blast Manufacturing Company em Michigan. Enquanto produzia cerca de dois milhões de bombas operadas à mão por ano, a maioria para o Ford Model T, os gestores da Monroe decidiam alterar o enfoque da produção, acreditando que o crescimento futuro residiria na área dos sistemas de suspensão.

Sedeada somente na América do Norte nessa altura, a primeira grande contribuição da Monroe para o conforto dos automóveis, controlo e segurança, foi através da concepção de um amortecedor hidráulico de uma única via que forçava o óleo através de um pequeno orifício – um princípio ainda usado em sistemas desenvolvidos nos dias de hoje.

O lançamento da Monroe Europe em 1964 assinalou uma nova fase no crescimento da companhia, que dominava o mercado norte-americano. Uma base fabril foi estabelecida e a empresa continuou o investimento em St. Truiden, perto de Bruxelas. No seu primeiro ano de laboração, a nova planta produziu 3 mil amortecedores por dia.

Em 27 anos, a instalação de St. Truiden cresceu de 12700 metros quadrados para 42 mil metros quadrados, os funcionários passaram de 250 para mais de mil, e a produção de 3 mil para 45 mil amortecedores por dia.

Com a sua base de fabrico estabelecida na Europa, a Monroe procurou instalações adicionais de produção. Em 1975, adquiriu a Unamuno AS em Ermua, perto de San Sebastian, em Espanha, e em 1989, acrescentou ao seu portfolio a Armstrong, a mais antiga fábrica de amortecedores do Reino Unido. Até aos dias de hoje o seu crescimento não mais parou.

Textos: João Lima e Monroe | Fotos: Monroe

CONTACTO
 

TENNECO AFTERMARKET PORTUGAL

Rua de S. Marcos, n. 6
3850-574 BRANCA ALB
Telefone: +351234543403
Fax: +351234543404
Website: www.tenneco.com

Pessoa de contacto: Cristina Curião
E-mail: ccuriao@tenneco.com


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais