newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Pneus > Firestone


Destaque I
Firestone Multihawk
 

O novo pneu de Verão com um índice de velocidade “T” destina-se a uma utilização polivalente e foi concebido especialmente a pensar nos carrros de turismo compactos e de média dimensão. O Multihawk vem substituir o Firestone 590FS e representa um upgrade importante nas áreas mais importantes, tais como no comportamento em pisos molhados e longevidade.

Para alcançarem isso os engenheiros da Firestone retiveram a mesma construção da carcaça do F590FS, mas optimizaram-na de forma a proporcionar uma distribuição da carga uniforme ao longo da área de contacto do rasto.

Testes em piso molhado mostram que o novo pneumático tem uma melhor distância de travagem do que o F590FS e dois dos seus competidores directos. O período de vida útil também foi melhorado comparativamente ao seu predecessor. Está disponível em vinte tamanhos, com índices de velocidade T e H, nas séries de 60 a 70. Vem complementar o confortável Firehawk TZ200 e o desportivo Firehawk SZ80 para carros de alta potência.

Destaque II
Firestone Firehawk SZ80
 

Design radical e performances vincadamente desportivas fazem parte do pneu de Verão FH SZ80. Das inovações que integram o FH SZ80, destaca-se a tecnologia “Shark Skin”, sulcos 3D e um inovador desenho do piso.

O FH SZ80 é um pneu que torna a condução extremamente agradável, sendo compatível com uma extensa variedade de veículos. A excelente manobrabilidade em superfícies molhadas e o baixo nível de ruído são factores decisivos para o prazer de condução que este pneu oferece.

As linhas dos veículos equipados com este pneu saem beneficiadas. Visto de frente, o piso capta de imediato a atenção.

O excelente desempenho do FH SZ80, com tempo húmido, deriva dos longos anos de experiência acumulada em utilização estradista. Resultado: drenagem aperfeiçoada, turbulência reduzida e risco de hidroplanagem minimizado.

Medidas: De 185/60 R 14 a 265/35 R 18
Índices de Velocidade: H, V, W, Y.

Destaque III
Firestone Firehawk TZ200 Fuel Saver
 

O FH TZ200 Fuel Saver é um pneu de Verão para brlinas familiares e topos de gama de alta cilindrada. O FH TZ200 é sinónimo de garantia de quilómetros e quilómetros de conforto. Seja em estrada, seja em auto-estrada, proporciona o prazer de uma viagem suave e silenciosa, uma economia de combustível, ao mesmo tempo que é capaz de uma performance superior em pisos molhados.

O FH TZ200 foi concebido para inspirar uma confiança permanente ao rolar em superfícies molhadas. O desenho do piso reduz consideravelmente o risco de hidroplanagem. A manobrabilidade também foi aperfeiçoada, graças ao composto especial de sílica utilizado e à pressão de contacto optimizada dos blocos. Oferece um desempenho sempre fiável em superfícies molhadas, ao longo de toda a vida útil do pneu.

Com o FH TZ200, muitas das inovadoras tecnologias da Firestone, estão ao serviço de uma condução excepcionalmente silenciosa e segura. Eis algumas dessas tecnologias: o design especial C.D.T.M., a optimização do talão, entre outras.

Medidas: De 175/65 R 14 a 225/45 R 17
Índices de Velocidade: H, T, V, W.

Destaque IV
Firestone F590 Fuel Saver
 

O F590 é um pneu de Verão para automóveis compactos e da gama média, concebido para assegurar um desempenho muito equilibrado a quem se faz à estrada todos os dias. De entre os seus inúmeros atributos, destacam-se a manobrabilidade segura em superfícies molhadas, a maior aderência à estrada, a economia de combustível e a compatibilidade em condições atmosféricas de Inverno moderado. A sua parede, caracterizada por traços desportivos, completa este quadro de um pneu bastante seguro e agradável à vista.

O desenho com um conforto exclusivo, formado por 3 sulcos largos a direito, aumenta a tracção do veículo sobre superfícies molhadas, reduzindo, simultaneamente, o risco de hidroplanagem. A dispersão da água, a manobrabilidade e a aderência à estrada, são também beneficiadas por este design.

A geometria especial dos blocos/sulcos e o piso fabricado com um composto de sílica de grande aderência, transmitem uma agradável sensação de segurança no Inverno.

O padrão do piso com um passo aperfeiçoado entre os sulcos e os ângulos optimizados das ranhuras, quer no ombro, quer a meio do pneu, contribuem para reduzir o nível de ruído e aumentar a comodidade de todos os ocupantes do veículo.

Por outro lado, o desenho economizador de combustível e o avançado composto utilizado no piso reduzem a resistência ao andamento, com impacto positivo no número de visitas ao posto de abastecimento.

Medidas: De 145/80 R 12 a 185/60 R 14
Índices de Velocidade: H, T.

Destaque V
Firestone Vanhawk
 

O novo Vanhawk da Firestone é um pneu forte e duradouro, especialmente desenhado a pensar nos modernos comerciais ligeiros, com capacidade de carga média a elevada.

A sua construção resistente proporciona durabilidade, adequada a todo o tipo de utilizações. O piso foi concebido para uma maior resistência ao desgaste e para uma performance globalmente elevada, ao longo da vida útil do pneu, especialmente em superfícies molhadas.

A superioridade do pneu Vanhawk, em termos de durabilidade e de quilometragem, quando comparado com o Firestone CV3000, ao qual sucede, e com um modelo equiparável de outra marca, ficou claramente demonstrada nos exaustivos testes a que foi submetido (Ford Transit 300M TD; medida 195/70R15C).

O conjunto de telas apresenta uma construção robusta com um reforço de borracha entre as bordas das telas, para reduzir o nível de esforço. O pneu não aquece tanto, graças à construção das telas de base e de cobertura, que reduzem consideravelmente o calor que se forma nas telas, melhorando, por conseguinte, a durabilidade do pneu.

As telas mais largas do pneu Vanhawk, diminuem o desgaste e conferem um aspecto mais sólido e robusto. As nervuras contínuas reduzem o risco de arredondamento irregular dos ombros do pneu.

Os sulcos circunferenciais largos, a direito, e o ângulo das respectivas paredes reduzem o risco de hidroplanagem (e retenção de pedras). O alongamento dos blocos e das arestas dos sulcos contribuem para a melhoria da manobrabilidade em superfícies molhadas.

Medidas: De 185/82 R 14C a 225/65 R 16C
Índices de Velocidade: R, T.

ACERCA DA FIRESTONE
 

A marca Firestone é propriedade da empresa Firestone Tire & Rubber, que integra a Bridgestone Corporation desde 1988. A Firestone produz mais de 100 milhões de pneus por ano, sendo que a produção europeia está concentrada em cinco locais: Béthune (França); Burgos, Puente San Miguel, Bilbao (Espanha); Bari (Itália).

A Firestone Tire & Rubber foi fundada em Agosto de 1900, por Harvey S. Firestone, um inventor e empresário de 31 anos que encetou uma nova forma de fazer pneus de carruagens, tendo começado a produção com 12 empregados em Akron, Ohio.

Os seus esforços e integridade foram compensados quando Henry Ford escolheu os pneus Firestone para equipamento de origem dos primeiros automóveis produzidos em massa nos Estados Unidos – os Ford-T.

Para submeter os seus pneus ao teste mais rigoroso e publicitar a sua superior performance, Firestone começou no que se tornaria numa história legendária nas corridas de carros, ao participar e ganhar a primeira corrida Indy 500. Os carros conduzidos com pneus Firestone ganhariam mais 50 corridas.

A revolução da agricultura nos anos 30 contou com a Firestone nos pneus para tractores e mais recentemente acelerou na Fórmula 1 com o primeiro pneu slick de corrida.

Em 1988, a Bridgestone Corporation adquire a Firestone – o segundo maior produtor de pneus nos Estados Unidos – por 2,6 biliões de dólares. Integra as operações norte americanas como Bridgestone/Firestone Inc. O braço europeu designa-se Bridgestone/Firestone Europe S.A. (BFE).

Textos: Paulo Silva e Firestone | Fotos: Firestone


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais