newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Travões > Brembo


Destaque
Brembo cria nova gama de Kit de Disco e hidráulica
 

Um passo em frente para um suporte integral ao sistema de travagem. (+)

Destaque
Brembo Pastilhas e Kits de Tambor
 

A marca Brembo, histórica na produção de discos e tambores de travão, anunciou em Maio de 2007 o lançamento de pastilhas de travão e kits de maxilas. É mais um “player” de peso a baralhar as contas de um mercado já bastante competitivo.

A experiência da histórica Brembo na produção de discos e tambores para automóveis, motocicletas e veículos comerciais, deu à marca italiana um importante fôlego para o início da produção de dois novos produtos que até agora estavam arredados do seu portfolio de travagem: Pastilhas para travões de disco e Kits de Maxilas para travões de tambor.

Deste modo, a Brembo passa a propor uma solução completa para travões, oferecendo discos, pastilhas, tambores e kits de maxilas, estes em duas modalidades:
- Kit & Fit (embalagem com componentes pré-montados e prontos a instalar);
- Standard Kit (embalagem com componentes empacotados em separado).

A Brembo analisou e concebeu mais de 60 misturas distintas para cada aplicação específica de pastilhas, propondo de início cerca de 1000 artigos destinados a mais de 96% do parque europeu. Os novos produtos estarão para já disponíveis unicamente nos mercados de Espanha e Portugal.

Destaque
Brembo MAX
 

Com base na sua larga experiência em competições, a Brembo concebeu o disco de travão Brembo MAX. Comparativamente aos discos de travão standard, o desenho inovador do Brembo MAX garante uma melhor performance graças a um coeficiente de fricção mais alto nas fases iniciais de travagem. Isto significa uma distância de travagem mais curta e uma travagem mais eficiente, graças a uma acção do pedal mais rápida e uma resposta à travagem mais imediata.

Devido ao padrão das ranhuras, o disco Brembo MAX assegura uma constantemente renovação do material de fricção. Daí que não surja o efeito vidrado nas superfícies das pastilhas, que pode causar uma perigosa perca da eficiência de travagem. O padrão das ranhuras no disco Brembo MAX expele rapidamente os gases perigosos - que levam a uma perda de eficiência na travagem - que se possam formar sob condições exigentes de travagem, proporcionando condições óptimas de travagem.

As ranhuras assimétricas projectadas para fora, asseguram que o disco Brembo MAX dispersa a água da superfície do disco de forma mais eficiente. Ao Brembo MAX é dado um tratamento especial anti-corrosão, de forma a que os discos não precisem de ser limpos antes da sua instalação – um benefício em termos de custos e poupança de tempo. O disco Brembo MAX integra, ainda, uma ranhura especial que permite uma verificação directa e rápida do desgaste do disco. Quando esta ranhura deixa de estar visível, a espessura mínima foi atingida, uma indicação de que o disco deve ser substituído.

No entanto, o sistema de travagem continuará a funcionar graças às ranhuras remanescentes. Um indicador de desgaste similar posicionado exactamente em local oposto, na superfície de travagem interna do disco, assegura que o disco está perfeitamente equilibrado. A Brembo não se esqueceu dos utilizadores que dão grande importância ao aspecto visual dos discos: Secções não sujeitas à acção de travagem, estão pintadas, evitando zonas de corrosão no disco.

ACERCA DA BREMBO
 

A Brembo é uma prestigiada marca italiana da companhia internacional Brembo S.P.A., líder no desenho, desenvolvimento e produção de sistemas de travagem (discos, tambores, pinças, pastilhas, etc.) de alta performance para carros, motos, veículos industriais e comerciais, para Equipamento Original e aftermarket. No aftermarket, a Brembo situa-se entre os fabricantes internacionais mais importantes de discos de travão, produzindo mais de 30 milhões de discos de travão por ano. Mais de mil diferentes tipos de modelos estão disponíveis na Europa para equipamento de mais de 2500 tipos de veículos, sendo a mais larga cobertura do parque automóvel europeu.

A produção da Brembo S.P.A., com sede em Curno, Itália, está essencialmente concentrada em Itália, Espanha, México, Polónia e Brasil, enquanto o comércio tem lugar através de companhias localizadas perto dos mercados chave, com escritórios em Inglaterra, Califórnia (EUA), Suécia e Japão. A companhia possui mais de 3200 empregados.

A Brembo foi fundada em 1961, tendo começado com uma pequena garagem de mecânica localizada a poucos quilómetros de Bergamo, Itália, dirigida por Emilio Bombassei, pai do actual presidente, que deu à companhia um forte cunho familiar desde o início. A experiência adquirida nos sectores mecânico e metalúrgico foi bem aplicada quando o fundador começou a trabalhar para clientes como a Alfa Romeo.

1964 foi um marco para a história da companhia: a partir daí, a Brembo iniciou o fabrico dos primeiros discos de travão italianos para o aftermarket. Até aí, os discos eram importados do Reino Unido. A produção de discos de travão foi depois seguida de outros componentes do sistema de travagem. Em 1965, a Brembo tinha 28 empregados, incluindo os quatro parceiros da fundação.

A perícia, especialização e qualidade dos produtos e serviços desta companhia, começou a ganhar reconhecimento em termos internacionais, ao ponto de ter ganho a liderança no aftermarket de discos de travão na Europa. A marca Brembo surgiu como equipamento em motocicletas produzidas na Europa, quando a partir de 1972, passou a fornecer a Moto Guzzi. Pouco depois, a Brembo tornou-se líder no sector dos sistemas de travagem para veículos de duas rodas.

A qualidade Brembo foi consagrada ao nível tecnológico em 1975, quando o patrão de Maranello, Enzo Ferrari, confiou a companhia com a função de fornecer o carro de Fórmula 1 de maior prestígio. A Brembo rapidamente tornou-se líder em aplicações de sistemas de travagem para a competição. A Brembo tinha 146 empregados em 1975.

Como acrescento à gama de produtos, em 1980 passou a produzir pinças para carros, um produto altamente inovador em termos de design e material: alumínio. As novas pinças em alumínio foram adoptadas pelos construtores de carros de alta performance tais como Porsche (fornecimento de 100% pela Brembo ainda hoje), Mercedes, Lancia, BMW, Nissan e Chrysler. A partir de meados dos anos 80, a Brembo decidiu também competir no sector dos discos de travão para veículos industriais. Em 1985, a Brembo contava com 335 empregados. A companhia continuou a crescer nos anos seguintes e em 1995 foi cotada na Bolsa de Milão. 

Textos: João Fajardo e Brembo | Fotos: Brembo


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais