newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Travões > Textar


Destaque I
Textar Pastilhas de Travão
 

As pastilhas de travão Textar para veículos de passageiros e comerciais, são utilizadas por todos os construtores líderes de automóveis e são, no mercado das peças de substituição, sinónimo de qualidade de origem, segurança, máximo conforto e vida útil prolongada. Entre um a dois anos de pesquisa e desenvolvimento e até 300 mil quilómetros em testes são investidos em cada pastilha Textar.

As pastilhas de travão Textar nascem a partir de 150 formulações diferentes, algumas delas consistindo de mais de 20 matérias primas, sendo cada formulação criteriosamente seleccionada para satisfazer os vários requisitos do veículo, do seu sistema de travagem, potência específica, carga e características da travagem. Ausência de ruídos e vibrações, excelente toque de pedal, protecção contra a corrosão do prato de suporte, e material de fricção devidamente fixo ao prato de suporte, capaz de suportar stress extremo e elevadas temperaturas, são outras características das pastilhas Textar. A gama de pastilhas Textar incorpora todos os acessórios de Equipamento de Origem.

Destaque II
Textar Discos de Travão
 

A gama de discos de travão Textar compreende mais de 850 referências para veículos de passageiros. O processo de fundição especial providencia uma superfície com material homogéneo, ao mesmo tempo que são capazes de uma dissipação de calor optimizada. As tolerâncias de fabrico são segundo o equipamento de origem.

Destaque III
Textar Formula XT
 

A remoção de óleo, massa lubrificante, sujidade e fluido de travões, está assegurada com o polivalente Formula XT da Textar. O Formula XT é dequado para limpeza não só de sistemas de travão, como também de embraiagens e partes de accionamento; motores de arranque e alternadores; carburadores, bombas de combustível e peças de motor; vidro e metal antes da colagem. Não tem impacto sobre o poliestireno e é isento de solventes de cloro. O modo de aplicação é simples: aplica-se o spray nas peças sujas e espera-se até o solvente ter desaparecido ou evaporado. No caso de sujidade pesada aplica-se uma segunda vez.

ACERCA DA TEXTAR
 

A Textar, mundialmente conhecida pelas qualidades de Equipamento de Origem na indústria automóvel, é uma marca do grupo TMD Friction desde 2000 (após a TMD Friction ter adquirido a divisão de fricção do grupo BBA), o maior fabricante de materiais de fricção automóvel da Europa e um dos três maiores do mundo, com 16 unidades de produção em dez países espalhados pelos cinco continentes, e distribuidores em mais de 70 países. A TMD Friction Beteiligungs GmbH & Co KG, com sede em Leverkusen, Alemanha, gerou uma facturação de 690 milhões de euros em 2007 e emprega cerca de 4500 pessoas em todo o mundo. Produz aproximadamente 220 milhões de peças de fricção para travões todos os anos.

No Equipamento de Origem, o Grupo TMD Friction conta como clientes todos os grandes fabricantes de automóveis. Através de uma organização de distribuição própria e com a colaboração de parceiros de distribuição, o grupo também marca uma forte presença no mercado independente de peças de substituição, com as marcas Textar, Mintex, Don, Pagid, Cosid e Cobreq (América do Sul).

A marca Textar possui um amplo leque de produtos para os mercados de Equipamento de Origem e de substituição, nomeadamente pastilhas para veículos ligeiros e comercias e discos para veículos de passageiros.

A Textar nasceu em 1913, quando o grupo BBA de Londres fundou a companhia Textar, com base em Colónia, Alemanha, como sua organização de distribuição para as linhas de travagem. Em 1934, a Textar inicia a produção de linhas de travagem de tambor, guarnições de travagem e revestimentos de embraiagem sob a marca Textar.

Em fins dos anos 60 introduziu as pastilhas de travão. A Textar tornou-se no primeiro fabricante de materiais de fricção na Alemanha a fornecer pastilhas de disco produzidas em série para o mercado de Equipamento de Origem. Simultaneamente, manteve actividades em todo o mundo no aftermarket.

Textos: Paulo Silva e Textar | Fotos: Textar

 


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais