newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Velas > Denso


Destaque I
Denso Super Ignition Spark Plug (SIP)
 

O mais recente desenvolvimento da Denso no que diz respeito às velas de ignição para o aftermarket dá pelo nome de Super Ignition Spark Plug (SIP), já em utilização nas marcas automóveis Nissan e Toyota como produtos de Equipamento de Origem (OEM).

A característica inovadora das SIP's prende-se com os eléctrodos ultra finos central e de massa feitos a partir da liga patenteada de Irídio, e fixos através da técnica exclusiva de soldadura a 360º. Este processo de soldadura único é onde reside a verdadeira inovação já que nenhum outro fabricante domina esta técnica. A “agulha” no eléctrodo de massa é também exclusivo das SIP’s.

Os eléctrodos finos das SIP's providenciam uma ignição mais forte à mistura de combustível relativamente às velas de ignição convencionais. Elas minimizam a perda de calor durante o processo do aumento da chama e concentram o campo eléctrico. Alguns dos benefícios visíveis das SIP’s são o aumento da potência do motor em 4% comparativamente às velas convencionais, a melhoria no consumo de combustível em 1,5% comparativamente à standard plus, intervalos de manutenção alargados, melhor performance de arranque a temperaturas até -30ºC, comparativamente aos cerca de -20ºC das velas standard. A melhoria da ignição das SIP’s é especialmente importante nos motores de queima limpa, cada vez mais populares em virtude da legislação europeia sobre emissões cada vez mais restrita.

Produtos como as SIP’s desempenham um papel chave na política ambiental de longo prazo da Denso, denominada EcoVision 2015.

Destaque II
Denso Iridium Power
 

A Denso Iridium Power é uma vela de ignição de alto rendimento, com um micro eléctrodo de Irídio de 0,4 mm, o mais pequeno do mundo, utilizado como eléctrodo central, criado com tecnologia de metais preciosos e soldadura laser. A Denso reduziu a ponta do eléctrodo central a uma escala microscópica mediante o emprego da sua nova liga de Irídio, um material com um altíssimo grau de fusão. A tensão de disparo é mais reduzida, o que melhora, sobremaneira, o rendimento da ignição. A liga de irídio é muito mais resistente ao desgaste do que a platina, permitindo grandes intervalos de manutenção com reduzidos níveis de emissão e baixo consumo de combustível.

A ponta do eléctrodo de massa está cortada em forma cónica e tem uma ranhura em forma de “U”, alcançando um soberbo rendimento na ignição sem aumentar a descarga eléctrica. A forma em “U” tem duas extremidades aguçadas em vez de apenas uma superfície plana, o que significa que a faísca atinge sempre o ponto mais alto e mais próximo. A forma em “U” consegue inflamar misturas mais fracas, evitando falhas de ignição, o que permite uma poupança de combustível.

Em suma, as Denso Iridium Power proporcionam uma melhor ignição, com os seguintes benefícios: menor consumo de combustível, melhor arranque do motor em qualquer circunstância, aceleração mais rápida e grande durabilidade.

Destaque III
Denso Velas de Incandescência
 

As recentemente melhoradas velas de incandescência Denso, possuem filamento único, filamento duplo, pós aquecimento prolongado e conectores em cerâmica. São velas de incandescência com qualidade de Equipamento de Origem (OE) que satisfazem e excedem as especificações dos construtores de veículos. O disco isolante elimina qualquer curto-circuito; a cobertura em zinco providencia uma grande resistência à corrosão; um vedante de borracha assegura que as velas são 100% estanques; o Filamento Regulador controla o aumento da temperatura e assegura um aquecimento rápido; filamento temperado mais curto permite um arranque rápido até 3 segundos; soldadura a laser mantém os filamentos de aquecimento e de regulação em posição e assegura características de resistência consistentes; ponta da vela mais estreita melhora a eficiência de aquecimento e performance. A excelente cobertura assegura uma adequação para quase todos os motores na Europa. Por outro lado, a nova gama integra mais aplicações cobertas com menos referências, ao mesmo tempo que possui um sistema de numeração das peças fácil de usar.

Algumas realizações mostram a importância da Denso no campo dos sistemas diesel, como, por exemplo, ter sido o primeiro fabricante de OE a lançar para o mercado velas de incandescência cerâmicas (1991), melhorando a performance do arranque e reduzindo as emissões; foi também pioneira mundial no lançamento do sistema Common-Rail (1995), tendo inclusive lançado o primeiro sistema Common-Rail Diesel de 1800 bar (2002).

ACERCA DA DENSO
 

A Denso é uma marca de origem japonesa, pertencente à Denso Corporation, um fabricante líder no mundo das peças para automóveis e outros veículos a motor, fornecendo os principais construtores de veículos e mercado de substituição independente. Possui 67 unidades de produção em 22 países e emprega aproximadamente 106 mil pessoas em 32 países e regiões, incluindo o Japão. As vendas globais consolidadas em 2006 totalizaram 27,3 biliões de dólares.

A sua gama de produtos é composta por: Sistemas de climatização e aquecimento para viaturas particulares, veículos utilitários e comboios; Elementos de controlo eléctricos e electrónicos (incluindo velas); Sistemas de gestão de combustível; Radiadores; Contadores; Filtros; Escovas; Diversos; Sistemas de telecomunicações; Outros produtos não destinados ao automóvel.

Com o objectivo de cumprir mais eficazmente com as necessidades dos seus clientes e do mercado internacional, a Denso, com sede global em Kariya, prefeitura de Aichi, Japão, e cotada nas Bolsas de Valores de Tokyo, Osaka e Nagoya, criou empresas filiais em 25 países e no Japão. A Denso Europe B.V., a filial da Denso localizada na Holanda e sua sede europeia, foi fundada em 1973 e conta presentemente com mais de 180 funcionários.

A Nippondenso, que mudou de denominação em 1 de Outubro de 1996, para Denso Corporation, foi fundada em 1949, a partir da separação da Toyota Motor Co., Ltd.. Os motivos para a mudança de denominação foram, entre outros factores, o facto da denominação anterior da companhia Nippondenso (que significa peças electrónicas japonesas) ter deixado de cobrir as áreas de actividade da companhia actual, que opera na Europa, EUA e Ásia. Em 1953, iniciou uma cooperação técnica com a companhia alemã Robert Bosch GmbH.

Textos: João Fajardo e Denso | Fotos: Denso


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais