newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Baterias > Targa


Gama
Baterias
 

A gama de baterias Targa, é composta por unidades de 12 volts (Ligeiros e Heavy-Duty), 6 volts e baterias para motos, sendo que a gama de baterias de 12 volts abrange dos 40Ah aos 215Ah. As baterias Targa, aliam uma excelente qualidade a preços competitivos.

ACERCA DA TARGA
 

A Targa é uma marca registada da Arga – Distribuição Auto, Lda., empresa distribuidora de reputadas marcas de produtos para o aftermarket automóvel, e que é, simultaneamente, um dos sócios fundadores do GAP – Grossistas de Peças Auto, S.A., representante em Portugal do Group Auto Union (GAU), uma super estrutura europeia de distribuição de peças e acessórios auto.

A Arga foi fundada em 1953, a partir de uma profunda reestruturação operada na Auto Reparadora Geral de Algés, que era uma empresa pioneira nos domínios da reparação e assistência automóvel. Naquela data afirmou-se como o terceiro fabricante nacional de baterias de arranque e, até 1980, concorreu com a Tudor e a Autosil, com uma vocação industrial e comercial e uma logística nacional com Delegações em Lisboa, Porto e Algarve.

Durante aquele período fez contratos de assistência técnica com a Holden e a Cloride para garantir o desenvolvimento e a qualidade dos seus produtos. Na segunda metade da década de 70 a empresa não evolui tecnologicamente e nos primeiros anos da década de 80 conheceu as dificuldades próprias de quem não acompanhou a concorrência em tecnologia e acção comercial.

Em 1990 a Arga foi adquirida na sua totalidade pelo actual quadro accionista. A empresa assumiu de imediato uma vocação puramente comercial, assinou contrato de representação exclusiva para Portugal com o primeiro fabricante francês de baterias, relançou a sua organização comercial com a integração de jovens quadros e reposicionou as suas Delegações do Algarve, Braga e Aveiro.

Durante o período de 1990 a 1995, a empresa assinou vários contratos de representações exclusivas e lançou vários produtos no mercado nacional, alguns dos quais são hoje líderes no seu segmento. Em 1996 / 97, a empresa, com o seu estatuto de importador tradicional, sentia dificuldades de crescimento por indisponibilidade de novas representações, começava a questionar-se sobre os novos parâmetros do mercado europeu e assistia com preocupação às primeiras evidencias da globalização, com fusões e integrações a um ritmo impressionante.

Apoiando-se na excelente relação que mantinha com as suas representadas, a Arga procurou entender o mercado europeu e identificar-se com as suas tendências. Foi naquele contexto que em 1997 se iniciaram as negociações com as principais centrais europeias de comercialização de peças e acessórios auto, do que resultou, em Janeiro de 1999, o ingresso da Arga no Group Auto Union.

Contornava-se, assim, um marco histórico na evolução da empresa. A Arga não seria mais um especialista do produto porque o seu novo desafio passou a ser a especialização na distribuição – A Distribuição do Futuro. Alicerçada naquela central europeia, a Arga acede a um portfolio alargado de produtos, recebe apoio de organização e gestão, acede a programas de enorme potencial de desenvolvimento de acção comercial e recebe "Know-how" de outros países.

Para o desenvolvimento da sua acção comercial, a Arga tem actualmente uma logística suportada por "warehouses" em Sacavém e Porto e "outlets" em Braga, Aveiro, Linda-a-Velha e Guia, e uma carteira de produtos que integra as principais marcas europeias de peças auto.

Textos: João Lima e Targa


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais