newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Baterias > Varta


Destaque
Varta Promotive
 
Destaque
Varta Funstart
 

Conduzir uma moto é um prazer… quando a bateria funciona. A autodescarga nos meses de Inverno é a causa mais habitual da avaria no início da temporada. Um dos motivos da avaria é a falta de manutenção. O comércio especializado tem à sua disposição a bateria adequada para começar a temporada sem surpresas. As baterias VARTA para moto são de primeira qualidade, graças à sua inovadora tecnologia, sua elevada resistência e sua larga vida útil. A nova linha VARTA Funstart cobre todas as aplicações: desde uma moto, uma quad e uma moto aquática, até uma moto de neve. As baterias estão disponíveis em dois modelos: Funstart e Funstart AGM.

Destaques
VARTA SILVER dynamic, VARTA BLUE dynamic, VARTA BLACK dynamic
 

VARTA SILVER dynamic
A nova série SILVER dynamic com os seus 10 modelos possui uma potência de arranque a frio concentrada (590 - 920 Ah), incluindo em condições climatéricas extremas, e grandes reservas de capacidade (52 - 110 Ah). Conta com um novo desenho, e uma asa ergonómica e robusta que permite um melhor manejo.

VARTA BLUE dynamic
A bateria VARTA mais versátil. Com uma capacidade até 95 Ah; Grande cobertura do mercado não somente para a Europa: nos 12 modelos teve-se em conta as dimensões específicas das baterias dos automóveis asiáticos; Conta com um novo desenho, e uma asa ergonómica e robusta que permite um melhor manejo.

VARTA BLACK dynamic
Para automóveis menos exigentes com menos necessidade de energia; Boa relação qualidade/preço; Conta com um novo desenho, e uma asa ergonómica e robusta que permite um melhor manejo. 

Ainda: VARTA SILVER dynamic, BLUE dynamic e BLACK dynamic: Mais poder de arranque no novo trio de baterias VARTA. (+)

ACERCA DA VARTA
 

A marca alemã Varta é propriedade da Varta Automotive GmbH, detida pela companhia norte americana Johnson Controls Inc. (JCI), líder em aplicações automóveis e baterias para carros. A companhia nuclear da Varta Automotive GmbH, é a VB Autobatterie GmbH, onde a JCI detém 80% e a Robert Bosch GmbH 20%. A Varta Automotive GmbH, é representada por subsidiárias em quase todos os países europeus. A sede situa-se em Hanover (Alemanha). A Varta Automotive GmbH tem sete unidades de produção localizadas em cinco países europeus: Alemanha, França, Áustria, Espanha e República Checa. A Varta fornece os grandes construtores na Europa, sendo líder de mercado no segmento de Equipamento de Origem. Detém, também, uma posição líder no mercado de substituição.

A JCI, é um produtor global e líder na produção de sistemas para veículos, gestão e controlo de edifícios. No mercado automóvel, é um importante fornecedor de assentos, sistemas interiores e baterias, sendo o maior fabricante de baterias dos Estados Unidos. A JCI, foi fundada em 1885 e tem a sua sede em Milwaukee, Wisconsin.

Tudo começou em 1887, quando Adolf Müller, funda a firma Büsche & Müller em Hagen, o berço da Varta. A expansão internacional começa somente um ano mais tarde – primeiro na Áustria, depois na Hungria, Rússia e Espanha. Com a participação da AEG e da Siemens, o nome da companhia é mudado para Accumulatorenfabrik AG, ou AFA, em 1890. Três anos mais tarde, a AFA lança automóveis eléctricos vindos da América e alimentados por baterias da própria empresa, no mercado alemão. Em 1897, a AFA transfere a sua sede administrativa de Hagen para Berlim. O ano de 1904 é marcado pela fundação de uma subsidiária em Berlim com o nome de VARTA (Vertrieb, Aufladung, Reparatur, Transportabler Akkumulatoren), para a distribuição de baterias pequenas e portáteis de chumbo. Depois de perder todas as participações estrangeiras como resultado da Primeira Grande Guerra, tem início em 1918 um processo sistemático de internacionalização com subsidiárias no Reino Unido, Áustria, Itália, Roménia, Rússia, Espanha e Suíça.

A AFA adquire, em 1926, o fabricante de baterias portáteis Pertrix Chemische Fabrik Aktiengesellschaft, colocando toda a gama de baterias sob um mesmo “chapéu”. Devido à crise económica em 1930, que tem como efeito períodos de trabalho curtos e redundâncias na AFA, a companhia concentra todas as suas energias em novas invenções e desenhos de baterias para aviões e tecnologias de rádio. A AFA equipa exclusivamente o Zeppelin "Hindenburg" LZ 129, com baterias Varta em 1935. Ainda nesse ano, os primeiros “veículos eléctricos com mastros” – predecessores dos modernos veículos com sistemas de elevação tipo garfo – são lançados no mercado, vindo equipados com baterias Varta. Um ano mais tarde, a Varta desenvolve baterias com ácido vedadas, para aviões, Também nesse ano, a AFA lança a primeira bateria de arranque standard com dimensões uniformes, servindo em qualquer carro de passageiros.

O ano de 1945 é marcado por uma nova corporação com início em Hannover, seguido da perda de sete companhias no estrangeiro e a cessação da produção no fim da guerra. Cinco anos mais tarde, a AFA adquire novas subsidiárias com outras gamas de produtos, tais como farmacêuticos, dietéticos, cosméticos e plásticos. Em 1955, a Varta expande-se para a América do Norte e também Brazil com a sua participação na Microlite. Frankfurt am Main torna-se a sede administrativa da Varta AG, em 1962. Em 1965, a Varta transfere a sede da companhia de Hagen para Frankfurt am Main; Mais tarde, em 1975, a sede da companhia é transferida de Frankfurt para Bad Homburg. O maior centro de pesquisa europeu é fundado em Kelkheim, perto de Frankfurt am Main, em 1966. Em 1970, a Varta Batterie AG, transfere o seu escritório administrativo de Frankfurt am Main para os novos escritórios administrativos centrais em Hannover.

Em 1972, a companhia expande-se para o Extremo Oriente com a fundação da Varta Private Ltd.'s, fábrica de baterias botão em Singapura. O ano de 1977 fica marcado pela divisão das acções da Varta AG. As operações de baterias e plásticos são combinadas sob Varta AG; O ramo farmacêutico é transferido para Altana AG e o ramo eléctrico é combinado sob a Ceag AG. Em 1991, ao logo Varta é acrescido o slogan "The Battery Experts" (Os Especialistas em Baterias). Em conjunto com a Bosch, a Varta forma a VB Autobatterie GmbH, para a Automotive Battery Division, isto em 1992. A Varta AG transfere a sede da companhia para Hannnover em 1995. Ainda nesse ano, a Divisão de Baterias Industriais é vendida à conglomerados inglesa BTR.

Em 1998, as operações de baterias portáteis são combinadas no âmbito da Varta Gerätebatterie GmbH. Ainda nesse ano, dá-se a venda da Varta-Plastic, e a Varta Batterie AG funde-se na Varta AG. Um novo centro tecnológico para baterias automóveis é estabelecido em Hannover em 2000, no seguimento da dissolução do centro de pesquisa de Kelkheim. Mais de 90% dos accionistas aceitam a oferta pública pela Gopla Beteiligungsgesellschaft mbH. O ano de 2002 é marcado pela venda da Divisão de Baterias Automóveis para a Johnson Controls, Inc., USA, assim como pela venda da participação na Pacific Marines Batteries, Austrália. A junção das operações de baterias micro em todo o mundo para o âmbito da Varta Microbattery GmbH, e o início da produção da nova geração de baterias lithium, foram outros acontecimentos marcantes em 2002. Até aos dias de hoje, o crescimento tecnológico e físico têm sido uma constante na Varta.

Textos: Paulo Esteves e Varta | Fotos: Varta

Representante exclusivo para Portugal das baterias VARTA: CS-Peças Auto (www.cs-asv.pt). Oferta: Baterias de Arranque (Veículos Ligeiros, Pesados, Motos).


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais