newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Climatização > Bardahl


Destaque
Bardahl Net’Clim
 

O Net’Clim é um produto de limpeza de sistemas de ar condicionado, que elimina micróbios, bactérias, nicotina e outras sujidades. Evita a proliferação de micro organismos graças aos seus fungicidas, anti-sépticos e anti bactérias, sendo que o Bardahl Net’Clim é válido para todos os sistemas de ar condicionado. Este tratamento não contém água e, portanto, não oxida o sistema de ar condicionado. Integra uma nova composição que inclui um bio-ácido e um solvente.

Ao contrário de produtos essencialmente à base de álcool, que encorajam a evaporação de forma rápida, mesmo a baixas temperaturas, evitando qualquer descarga de vapor quando o ar condicionado é ligado, o Net’Clim forma um filme protector de longa duração que previne a formação de bactérias. O agente bio-ácido do Net’Clim, contém isothiazolone, que elimina rapidamente todos os microorganismos e forma um filme bio-ácido activo que evita a proliferação de bactérias e micróbios entre 6 a 12 meses. O seu uso está recomendado pelos grandes fabricantes de automóveis.

ACERCA DA BARDAHL
 

A marca norte americana Bardahl, possui uma gama alargada de produtos para o sector automóvel, nomeadamente aditivos, lubrificantes, produtos car care e outros, assim como para motos, bicicletas e indústria. A sede da Bardahl Manufacturing Corporation, encontra-se na cidade de Seattle, no estado de Washington. Actualmente, conta com delegações em todo o mundo, sendo os seus produtos comercializados em mais de 50 países. A Bardahl comercializa os seus produtos na maioria dos países europeus, tendo no velho continente fábricas próprias em França, Itália e Holanda.

A história da Bardahl Manufacturing Corporation, confunde-se com a história de um homem que lutou contra todos os contratempos e prosperou através do seu trabalho e determinação. Ole Bardahl, era um imigrante norueguês que chegou aos Estados Unidos em 1922, com um total de 32 dólares no seu bolso. Quando chegou a Seattle, era um completo estranho e não falava uma palavra de inglês.

Encontrou trabalho numa serração de Ballard, conseguiu poupar dinheiro do seu magro salário e foi para a escola estudar química, contabilidade e Inglês. Em 1929, o senhor Bardahl tinha poupado o suficiente para se tornar num empreiteiro imobiliário. Durante a era de depressão, trabalhou 16 horas por dia construindo e vendendo as casas que tinha construído. Em 1936, tinha alcançado um ponto onde estava apto a tentar outras oportunidades de negócio.

Assim, em 1939, iniciou o seu segundo negócio e comprou uma pequena companhia química (o início da Bardahl). Tinha uma pequena fábrica em Ballard - uma pequena comunidade de imigrantes noruegueses, suecos e finlandeses - onde desempenhava todas as tarefas. A companhia que comprou tinha produtos de limpeza e um produto para óleo. Sendo Ole Bardahl um homem de visão, rapidamente apercebeu-se do potencial do seu aditivo para óleo.

As vendas nos primeiros anos eram magras. Em 1939, as vendas totalizaram uns meros 188 dólares, e a Segunda Guerra Mundial manteve o crescimento num mínimo devido às restrições da guerra. Entretanto, o produto para óleo tornou-se número um em vendas e em 1947, a Bardahl viu as vendas crescerem para 200 mil dólares. Em 1952, as vendas da Bardahl posicionaram-se na terceira posição entre os seus competidores. Pouco depois, os resultados de uma campanha de anúncios na televisão, colocou a Bardahl com vendas de topo nos Estados Unidos e, depois, como número um em vendas internacionais, uma posição ainda mantida em muitos países.

O senhor Bardahl era um competidor de respeito nas corridas de carros, assim como nos negócios. Sentiu que os motores com maior compressão eram bons campos de teste para os seus produtos. Patrocinou os carros Indy, aviões de corridas, sendo sobejamente conhecida a sua carreira de corridas em hidroplanos, que culminou com a conquista de 5 Taças de Ouro e 6 Campeonatos Nacionais.

Ole Bardahl morreu em Agosto de 1989, tendo a sua mulher Inga Bardahl de 65 anos e as duas filhas Lillian Wittrock e Evelyn Bardahl McNeil, assumido a continuidade do negócio, com continuidade assegurada por 7 netos e 8 bisnetos. Os escritórios corporativos da Bardahl Manufacturing Corporation, ainda se encontram localizados em Ballard, Seattle, EUA, continuando a companhia a ser gerida pela família Bardahl, com Evelyn Bardahl McNeil, como Chairman e Presidente da corporação.

Textos: João Fajardo e Bardahl | Foto: Bardahl


Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais