Manutenção das Escovas - www.autoaftermarketnews.com

newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Manutenção das Escovas

10 Setembro 2009

Eis alguns conselhos para o desfrute total das escovas limpa pára-brisas ao longo do ano.

Manter as escovas em bom estado e assegurar que elas realizem o trabalho para que foram concebidas de forma eficaz, é uma tarefa fácil de realizar e que não deve ser descurada.

1 – Antes de usar as escovas o pára-brisas deve estar limpo de todos os elementos que ao longo de tempo se aderem, tais como insectos, poeira e gorduras. São substâncias que as escovas não conseguem remover e que podem inclusive danificá-las.

2 – Tal com é importante remover manualmente as substâncias endurecidas do vidro, também a palheta da escova deve ser limpa de substâncias que ao longo do tempo ali se acumulam.

3 – A borracha deve ter um perfil horizontal. Se ela se mantiver muito tempo apoiada no vidro, pode ganhar uma inclinação que irá influenciar negativamente o seu desempenho. Mesmo que não chova, use regularmente as escovas para que elas não ganhem vício de posição.

4 – As articulações das escovas – tradicionais – devem estar em bom estado para que a pressão exercida no pára-brisas seja uniforme.

5 – O líquido do depósito limpa vidros não deve conter agentes que ataquem e danifiquem a borracha, como é o caso do amoníaco. O sabão líquido é uma boa opção para uma limpeza eficaz. Mas não abuse na quantidade.

6 – Não adaptar escovas que não foram concebidas para o modelo e ano do seu carro. O sistema de fixação deve adaptar-se na perfeição ao existente no veículo. Se a referência estiver correcta, o cumprimento da escova também será o certo para o tamanho do pára-brisas.

7 – A formação de geada no vidro endurecerá a borracha das escovas. Se habitar numa zona onde a formação de geada é frequente, levantar as escovas para evitar o contacto directo com o vidro, por exemplo durante a noite.

8 – Accionar o limpa pára-brisas quando o vidro se encontra seco – mesmo accionando simultaneamente o esguicho limpa vidros – na maioria dos casos levará a que durante a primeira passagem a escova esteja em contacto com um vidro seco que danificará a borracha e riscará o vidro. Se o sistema não humedecer o vidro de forma instantânea, colocar uma mola própria para o efeito no tubo da água ou humedecer o vidro com um pouco de água antes da primeira passagem.

Texto: João Lima | Foto: aan




Limpar o vidro prolonga a vida das escovas
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais