Aditivos para Óleo - www.autoaftermarketnews.com

newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Aditivos para Óleo

10 Julho 2009

Os aditivos para o óleo proporcionam menor desgaste e uma maior vida útil do motor. Além do mais, poupam óleo e combustível.

Cada quilómetro percorrido custa uma parte minúscula do motor, devido à fricção. Isto pode comprovar-se analisando o fino pó de fricção no óleo do motor. Com os aditivos para o óleo consegue-se reduzir este desgaste.

Pese todos os esforços para tornar as superfícies das peças metálicas do motor mais lisas, estas continuam irregulares quando vistas ao microscópio (Imagem esquerda). Estas irregularidades podem ser compensadas mediante a aplicação de uma capa lubrificante de um aditivo para o óleo. Mediante esta melhoria da superfície reduz-se a resistência à fricção e o desgaste (Imagem direita).

Além do mais, poupam óleo e combustível. Quer dizer, menos custos de serviço, menos emissões de substâncias contaminantes e, portanto, mais protecção do meio ambiente.

Todos os óleos modernos já contêm aditivos, mas em quantidades reduzidas. Esses aditivos têm como objectivo lutar contra o desgaste, agir sobre a viscosidade do óleo ou ter um efeito dispersante. Um tratamento suplementar só vem reforçar as características do óleo sem colocar em causa o seu equilíbrio, antes melhorando as suas performances. Além disso, evita a formação de lamas e oxidação.

Texto: Paulo Silva | Fotografia: aan




Superfícies de peças irregulares Superfícies de peças com aditivo
Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais