newsletter

Receba gratuitamente e em 1ª mão as notícias do aftermarket automóvel! 



Verifique o Nível Regularmente

7 Setembro 2009

O consumo de óleo é perfeitamente normal e previsto por todos os construtores. Por isso, verifique regularmente o nível entre as mudas completas.

O consumo de lubrificante num automóvel, regra geral cifra-se entre os 0,5 litros e os 0,75 litros por cada mil quilómetros percorridos. Por isso, sempre que possível, controle o nível do óleo no cárter através da vareta existente para esse efeito, com o seu carro estacionado em local perfeitamente plano e, de preferência, logo de manhã, após um longo período parado.

Aqui, o mais difícil é avaliar a quantidade que falta entre os níveis mínimo e máximo, já que este valor varia consoante a marca do automóvel. Fixemos, como regra aproximada, que a diferença entre o mínimo e o máximo representa 1/3 da capacidade do cárter. Dado que o nível máximo é atingido entre os 3,5 e os 4,5 litros, a diferença entre o nível mínimo e máximo varia entre o 1 litro e os 1,5 litros. Tenha presente que o nível máximo que se lê na vareta corresponde à capacidade normal necessária para assegurar uma boa lubrificação e uma boa refrigeração do motor. Mas nunca exceda este máximo. E sempre que deixar cair o nível abaixo do mínimo, já se terão dado desgastes suplementares entre as peças que podiam ser evitados se a quantidade de lubrificante nunca tivesse caído para tais níveis.

Quando o óleo existente no motor do seu carro estiver próximo do mínimo ou abaixo desta fasquia, nunca seja levado a ter pensamentos do género: “já que estou quase a fazer uma substituição completa do óleo, não vou gastar mais dinheiro desnecessariamente num ou dois litros para repor o nível”. Será a pior coisa que pode fazer ao seu automóvel, já que o dinheiro que vai gastar na reposição do nível, mesmo que para um uso limitado, é incomparavelmente menor que o de uma reparação ao motor.

Texto: Paulo Silva 

 

Quem Somos   |   Contactos   |   Publicidade   |   MKT Empresas   |   Condições Legais